Paulo Sergio Rodrigues Alonso D.Sc.

Graduado em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ em 1976; MBA Executivo pela COPPEAD-UFRJ em 1995, Short Executive MBA na área de Innovation and Supply Chain pelo Massachussets Institute of Technology – MIT em 2010 e Mestre e Doutor em Ciências da Engenharia de Produção pela COPPE- UFRJ respectivamente em 1999 e 2004; Professor Adjunto da Faculdade de Engenharia da UERJ no Departamento de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações e Professor Colaborador da COPPE-UFRJ.

Ingressou na Petrobras em 1977 tendo ocupado diversas funções gerenciais na Companhia, destacando-se a Chefia da Divisão de Tecnologia de Equipamentos do Departamento Industrial, a Diretoria Executiva do Centro de Tecnologias do Gás Natural e Energias Renováveis, a Gerência Geral de Tecnologias do Gás Natural e a Gerência Geral de Planejamento de Investimentos da Área de Gás e Energia.

Trabalhou também por 10 anos no Serviço de Material da Petrobras (atual área de Suprimento de Bens e Serviços), onde chefiou a Divisão de Desenvolvimento de Novos Materiais e Novos Fornecedores, a Divisão de Cadastro e Inspeção de Equipamentos e a Gerência de Engenharia de Materiais. Neste período desenvolveu “expertise” relacionado a Conteúdo Nacional e escreveu estudos sobre a Indústria Brasileira.

Na fase final de sua carreira na Petrobras (últimos cinco anos) atuou como Assessor da Presidência para assuntos de Conteúdo Nacional e Relacionamento com a Indústria. Exerceu também a Coordenação Executiva do PROMINP, o Programa do Governo Brasileiro voltado ao desenvolvimento de fornecedores para a Indústria do Petróleo e Gás entre 2012 e 2017. Deixou a Petrobras em Junho de 2017 após uma permanência de mais de 40 anos a serviço da Companhia.